Ribeirão Preto
Enter subtitle here

Mestre Nascimento
Mestre Garcia
Contra Mestre Erê
Professor Coveiro

Atividades realizadas Iê Chipáia

15.12.2016   / 7° Afro-brasilianisches Kultur Festival - IÊALEMBRASIL    

Workshop com Mestre Pim-Pim  -  Idealizador do Intercâmbio Cultural  IÊALEMBRASIL

09.01.2017 / Visita IÊALEMBRASIL - Aluno de Berlim (Alemanha)   " Jannis "

Grupo de Capoeira Angola Chipaía de Ouro

   Clique no instrumento para obter maiores informações sobre o nosso trabalho


Mestre Garcia

José Eduardo Aparecido de Souza "Mestre Garcia", nasceu em 16 de junho de 1963 na cidade de Ribeirão Preto SP Brasil. Iniciou na Capoeira em 1976 e teve como primeiro Mestre José Nascimento Filho.

José Eduardo fez parte do Grupo Cativeiro de Capoeira por 15 anos. Os primeiros contatos com a Capoeira Angola foram em 1982 com Mestre Ananias e Mestre Gato Preto, pós esse período esteve com Mestre Joao Pequeno de Pastinha, Mestre Boca Rica e Mestre Moraes.

Em 24 de Junho de 1995 José Eduardo fundou o seu Grupo chamado, Grupo de Capoeira Angola Chípaia de Ouro. Um dos objetivos do Grupo Chípaia de Ouro é, a preservação da Cultura afro-brasileira dentro dos princípios da Capoeira Angola.

Promover a cidadania, inclusão social e resgate do legado que vários Mestres da oralidade deixou. Promover e disseminar através da humildade e respeito adversidades são princípios do Grupo Chípaia de Ouro.

Procuramos não alejar, ou seja, padronizar a capoeira angola restringindo alguns movimentos e sim agregar a criatividade com bom senso a sua plenitude.


O que precisamos para termos um futuro digno

é acreditar que a união dos povos

através das manifestações culturais

é um elo de ligação.

                                                          "Mestre Garcia"


Projeto Iê Ação Cultural - IÊALEMBRASIL  "Mestre Pim-Pim"

Histórico Projeto Iê Ação Cultural 1988 - 2016

Projeto Iê Ação Cultural existe desde 1988, porém foi fundado oficialmente em 24 de Setembro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto-SP Brasil, por seu idealizador e atualmente diretor geral Júlio César Balbino (Mestre Pim-Pim). Foram realizados eventos culturais conferências, shows, palestras, intercâmbios e workshops bem como projetos e ações no âmbito da educação e criados em parcerias, eventos de médio e grande porte. Os dois eixos centrais do Projeto Iê são a Capoeira Angola e a Percussão. Atualmente o Projeto Iê Ação Cultural existe no Brasil e em cincos cidades na Alemanha. 

Clik na Logomarca do Projeto Iê para obter as informações  completa do histórico.