Centro Cultural

Iê!  Histórico

Centro Cultural Casa Chipaía de Ouro

José Eduardo Aparecido de Souza "Mestre Garcia",  nasceu em 16 de junho de 1963 na cidade de Ribeirão Preto SP Brasil. Iniciou na Capoeira em 1976 e teve como primeiro Mestre José Nascimento Filho.

José Eduardo fez parte do Grupo Cativeiro de Capoeira por 15 anos. Os primeiros contatos com a Capoeira Angola foram em 1982 com Mestre Ananias e Mestre Gato Preto, pós esse período esteve com Mestre Joao Pequeno de Pastinha, Mestre Boca Rica e Mestre Moraes. 

Em 24 de Junho de 1995 José Eduardo fundou o seu Grupo chamado, Grupo de Capoeira Angola Chípaia de Ouro. Um dos objetivos do Grupo Chípaia de Ouro é, a preservação da Cultura afro-brasileira dentro dos princípios da Capoeira Angola. 

Promover a cidadania, inclusão social e resgate do legado que vários Mestres da oralidade deixou. Promover e disseminar através da humildade e respeito adversidades são princípios do Grupo Chípaia de Ouro. 

Procuramos não alejar, ou seja, padronizar a capoeira angola restringindo alguns movimentos e sim agregar a criatividade com bom senso a sua plenitude.


O que precisamos para termos um futuro digno

é acreditar que a união dos povos

através das manifestações culturais

 é um elo de ligação.

                                           "Mestre Garcia"

Projeto Iê Ação Cultural IÊALEMBRASIL

Projeto Iê Ação Cultural existe desde 1988, porém foi fundado oficialmente em 24 de Setembro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto-SP Brasil, por seu idealizador e atualmente diretor geral Júlio César Balbino (Mestre Pim-Pim). Foram realizados eventos culturais conferências, shows, palestras, intercâmbios e workshops bem como projetos e ações no âmbito da educação e criados em parcerias, eventos de médio e grande porte. Os dois eixos centrais do Projeto Iê são a Capoeira Angola e a Percussão.

Todos os eventos tiveram a finalidade de somar esforços às ações já existentes de outros grupos na cidade de Ribeirão Preto, com foco na difusão e ampliação da discussão sobre a cultura afro-brasileira, tendo como base central a capoeira angola e a percussão. Atualmente o Projeto Iê Ação Cultural existe no Brasil e em cincos cidades na Alemanha.

Maiores informações e todo histórico

1° Clik no link abaixo:     Quem somos nós

https://www.ieacaocultural.com/sobre-nos/

2° Clik no link abaixo:     Histórico Iê

https://www.ieacaocultural.com/historico-i%C3%AA-acao/


"Somos como as árvores,                                  temos uma extremidade enraizada no solo

 e outra que se estende para cima.                        A altura que alcançamos

depende da força da nossa raiz".                   Lowen YÊ!... ASÉ